Entrada 8º ano Planificação 8º ano

PostHeaderIcon Planificação 8º ano

Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas

Escola Básica de Coronado e Covelas

Planificação didática da disciplina de História

8º Ano de escolaridade

 

Espaço temporal: de 17 a 30 de Setembro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

 

 

 

4.3 - Crises e revolução no século XIV

 

 

 

 

 

 

 

 

Integrar a Revolução de 1383-85 no contexto de crise económica e social.

 

 

 

 

 

 

 

 

Apresentação/ficha diagnóstica

 

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Leitura e análise de textos

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

Retroprojetor

 

 

 

/ Cd

PC

Diagnóstica

 

 

 

 

Observação direta

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D.C. Temporal,

M1, 1.2:

M2,

 

 

D.C.H. Contextualizada

M7

 

Espaço temporal: de 1 a 14 de Outubro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

5. A expansão e mudança nos séculos XV e XVI

 

 

5.1 A abertura ao mundo:

 

5.1.1 – Rumos da expansão quatrocentista;

 

 

 

5.1.2 – A afirmação do expansionismo europeu: os impérios peninsulares.

Enumerar as motivações sociais, económicas, religiosas e políticas da expansão europeia

 

Reconhecer as condições políticas, geográficas, humanas, técnicas e científicas

 

Identificar os principais rumos e etapas da expansão do período henriquino

 

Caracterizar a política expansionista de D. João II e de D. Manuel I

Distinguir as formas de ocupação e de exploração económica dos impérios peninsulares

 

Observação e análise de imagens

 

 

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Papel vegetal

 

 

 

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

 

 

Trabalhos de casa

 

 

Trabalhos de pesquisa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

D.C.H.

Contextualizada

M7,7.2

M8,8.1

 

Espaço temporal: de 15 a 28 de Outubro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

5.1.3 O comércio à escala mundial

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.2 Os novos valores europeus

 

 

5.2.1.O Renascimento e a formação da mentalidade moderna

 

 

 

 

Identificar as novas rotas do comércio intercontinental, no contexto do comércio europeu.

 

Identificar as alterações no quotidiano das populações

 

 

 

 

 

 

Relacionar a renovação cultural dos séculos XV e XVI com a prosperidade das áreas em que teve origem e com o apoio dos grandes senhores laicos e eclesiásticos

 

Identificar os novos valores do Renascimento: antropocentrismo, naturalismo, experiencialismo, racionalismo, classicismo, individualismo e espírito crítico.

 

Relacionar o espírito crítico com os descobrimentos marítimos

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

Visionamento de vídeos

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D.C- Espacial o em História,

M4,4.1

 

 

D.I.F. em H.

M6,6.1

 

 

 

 

 

 

D.C. História,

M12,1:

M14.1

 

Espaço temporal: de 29 de Outubro a 11 de Novembro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

5.2.1

O Renascimento e a formação da mentalidade moderna (cont.):

-          Alargamento da compreensão da natureza;

 

Definir humanismo

 

 

 

Identificar um humanista ligado a cada área do saber

 

 

 

Caracterizar a arte renascentista (escultura, pintura e arquitetura)

 

 

 

 

 

Revisões

Elaboração de um teste escrito

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

Sumativa

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D.C.T, M1,1.1:

M2, M13, 3.1

 

D.C.H,M14, 14.1

M12, 12.1,

 

 

 

 

Espaço temporal: de 12 a 25 de Novembro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Observações

 

A arte renascentista: persistência do gótico em Portugal

 

 

 

 

 

 

5.2.2 O tempo das reformas religiosas

-          Crise na Igreja: contestação e rutura;

 

 

Caracterizar a arte renascentista (escultura, pintura e arquitetura)

 

Caracterizar o estilo manuelino

 

 

 

 

Identificar as causas que levaram à contestação e rutura.

 

Demonstrar a importância de Martinho Lutero no início da Reforma Protestante e a consequente divisão do mundo cristão

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

D.I Fem. História

M6,6.3

D.C.H, M12.1

M13.1

 

Espaço temporal de: 26 de Novembro a 9 de Dezembro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

5.2.2 O tempo das reformas religiosas

-          A expansão das ideias reformistas: a Europa dividida.

 

 

 

 

 

 

. Demonstrar a importância de Martinho Lutero no início da Reforma Protestante e a consequente divisão do mundo cristão

 

Identificar os reformistas e as suas novas Igrejas

 

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas e esquemas.

 

Leitura e análise de documentos

 

 

Ficha de avaliação

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

Sumativa

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

D.C.H. Contextualizada

M7,7.2

D.C.HC,M712,

 

Espaço temporal de: de 10 a 14 de Dezembro (continua 2º período)

Unidade temática e conteúdos

Objetivos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas

De aprendizagem

5.2.2 O tempo das reformas religiosas

A reação católica: o caso peninsular

Identificar as causas que levaram à contestação e rutura.

 

Demonstrar a importância de Martinho Lutero no início da Reforma Protestante e a consequente divisão do mundo cristão

 

Identificar os reformistas e as suas novas Igrejas

 

 

 

 

 

Elaboração de mapas, esquemas.

 

Leitura e análise de documentos

Apresentação de trabalhos

Computador

 

 

 

 

 

Sumativa

 

Direta

 

 

 

 

Auto e heteroavaliação

1

 

1

 

 

 

 

1

 

 

D.C.T.

M.F.1, 1.2

 

M.F.3, 3.1,3,2

D.C.H. Contextualizada

M.F.7,7.1,7.2

M.F.8,8.1

 

 

Espaço temporal: de 3 a 13 de Janeiro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

6.1.2 Prosperidade dos tráficos atlânticos portugueses e a Restauração

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionar a Restauração com as ameaças à prosperidade do império atlântico português e com a conjuntura vivida pelo império espanhol

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas e esquemas.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D.C.E.,

M.F.4,4.1

M.F.5,5.1,5.2

MF 10,10.1

 

DC,MF14,14.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 14 a 27 de Janeiro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

6.2 Absolutismo e Mercantilismo numa sociedade de ordens.

 

Identificar a disparidade de ritmos de desenvolvimento entre os tráficos comerciais e uma agricultura de fraca produtividade.

 

 

Relacionar o mercantilismo com as dificuldades económicas deste período.

 

Saber as consequências do ouro nas economias europeias.

 

 

 

Entrega e correção dos testes sumativos

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

Manual

 

 

 

Cd

 

 

PC

 

Teste escrito

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

6

 

 

 

 

D.CT. MF1.2,

MF3,3.2,

 

DCHC,MF8,8.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 28 de Janeiro a 10 de Fevereiro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

 

 

6.2 Absolutismo e Mercantilismo numa sociedade de ordens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

6.3 A cultura em Portugal face aos dinamismos da cultura europeia.

 

 

 

 

 

 

 

 

Caracterizar a sociedade do Antigo Regime.

 

 

Caracterizar o poder absoluto

 

 

 

 

Reconhecer manifestações do barroco.

 

 

 

Relacionar o desenvolvimento do barroco com a prosperidade financeira.

 

.

 

 

 

 

 

 

Identificar os progressos científicos ocorridos neste período

 

Definir conceitos básicos: método experimental, racionalismo.

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Teste escrito

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

1

 

 

DCT,MF3,3.1,3.2

 

DCE H, MF4,4.2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 14 a 24 de Fevereiro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de aprendizagem

 

 

6.3 A cultura em Portugal face aos dinamismos da cultura europeia.

 

 

.

 

 

. Caracterizar a política pombalina nos aspetos: social, político e económico.

 

 

 

 

Caracterizar a filosofia das Luzes.

 

Reconhecer a implicação do Iluminismo nas reformas pombalinas.

 

 

 

 

 

Teste escrito

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumativa

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DCCEH, MF5,5.2,5.3

DCIFH,MF6,6.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 25 de Fevereiro a 10 de Março

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

.1 A Revolução Agrícola e o arranque da Revolução Industria

 

 

 

 

7.2. O triunfo das revoluções liberais

 

 

7.2.1 Uma revolução percursora: o nascimento dos EUA.

 

 

 

 

 

Saber as alterações do regime de produção

 

 

Consolidar conteúdos

 

 

Identificar as causas da independência dos EUA.

 

Reconhecer os ideais iluministas na primeira Constituição americana.

 

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

Apresentação de trabalhos de pesquisa, individuais/grupo

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

 

Observação direta

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

D.C.H,MF12,12.1

MF13,13,1

 

DCHC,MF8,8.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 11 a 15 de Março (continua 3º período)

 

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

7.2. O triunfo das revoluções liberais

 

 

7.2.1 Uma revolução percursora: o nascimento dos EUA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificar as causas da independência dos EUA.

 

Reconhecer os ideais iluministas na primeira Constituição americana.

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

Auto e heteroavaliação

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

DCH,MF12,12.1

MF13,13.1

 

D.I.F.H,MF6,6,1

 

DCHCM8,8.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 2 a 14 de Abril

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

7.2. O triunfo das revoluções liberais

 

 

 

7.2.2 A França: a grande revolução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caracterizar o ambiente pré-revolucionário.

 

 

 

Caracterizar as etapas da revolução francesa.

 

Saber conceitos básicos: Constituição, Cidadania, República, Monarquia Constitucional.

 

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

Teste escrito

 

 

 

 

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

DCHC,MF8,81,

MF9,9.1

MF10,10.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 15 a 28 de Abril

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

 

 

7.2.2 A França: a grande revolução

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saber conceitos básicos: Constituição, Cidadania, República, Monarquia Constitucional.

 

Avaliar a importância das conquistas da revolução francesa para a construção das democracias contemporâneas.

 

 

 

 

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

DCHC,MF8,81,

MF9,9.1

MF10,10.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal de: 29 de Abril a 5 de Maio

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

7.2. O triunfo das revoluções liberais

 

 

7.2.3.A revolução liberal portuguesa.

 

 

 

 

 

 

 

Identificar os fatores que levaram à revolução liberal portuguesa.

 

Relacionar a ação das cortes constituintes com o processo de independência do Brasil.

 

Reconhecer as transformações provocadas pelo liberalismo que conduziram ao fim do Antigo Regime em Portugal e à formação de uma nova ordem social e política.

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Elaboração de fichas

 

Trabalhos de pesquisa, individuais ou em grupo

 

 

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

DCH,MF12,12.1

MF13,13.1

 

DCHCMF8,8.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal de: 6 a 19 de Maio

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

8. O mundo industrializado.

 

 

 

 

8.1 A expansão da revolução industrial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Identificar a Inglaterra como a maior potência económica durante o século XIX.

 

 

 

 

Identificar as principais potências europeias que se industrializaram no século XIX.

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

 

Elaboração de fichas

 

 

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DCT,MF2,MF3,3.1

MF.3,3.2

 

DCHCMF8,8.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal de: 20 de Maio a 2 de Junho

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

8.1.2  Contrastes e antagonismos sociais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Saber os conceitos básicos de : capitalismo industrial e financeiro, Liberalismo económico, sociedade anónima.

 

Relacionar os movimentos reivindicativos com as condições precárias da vida do proletariado.

Saber os conceitos básicos de: êxodo rural, classes médias, proletariado, socialismo, marxismo

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

 

Elaboração de fichas

 

 

Teste Escrito

 

Manual

 

Cartolinas

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

Sumativa

 

 

3

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DCT,MF2,MF3,3.1

MF.3,3.2

 

DCHCMF8,8.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 3 a 16 de Junho

Unidade temática e conteúdos

Objetivos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

8.1.3. Os novos modelos culturais

 

 

 

 

 

8. 2  Os países de difícil industrialização: o caso português.

 

 

 

8.2.3 Alterações nas estruturas sociais

 

Relacionar a confiança no conhecimento científico com os progressos realizados pelas ciências exatas e com a  eficácia da sua aplicação

 

Integrar as inovações artísticas da Segunda metade do séc. no contexto do urbanismo e da sociedade burguesa

 

Reconhecer que em Portugal a persistências de uma economia de tipo tradicional e o atraso do desenvolvimento da agricultura comprometeram o processo de industrialização

Relacionar o atraso industrial com a dependência face ao estrangeiro

 

Relacionar o atraso económica com o surto emigratório para o Brasil

 

Reconhecer o crescimento limitado da classe burguesa e o aparecimento do proletariado

 

 

 

 

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalhos de grupo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Auto e heteroavaliação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

DCHCMF7,7.1,7,2,MF8,8.1

 

 

DCH,MF12,12.1,MF13,13.1

 

 

 
Próximos Eventos
No events