Entrada 7º ano Planificação 7º ano

PostHeaderIcon Planificação 7º ano

Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas

Escola Básica de Coronado e Covelas

Planificação didática da disciplina de História

7º Ano de escolaridade

Espaço temporal: de 17 de setembro de a 12 de outubro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

 

 

 

 

1.Das sociedades recolectoras às primeiras civilizações.

 

1.1  As sociedades recolectoras:

 

-As primeiras conquistas do Homem:

 

 

 

 

 

 

- O fabrico de instrumentos;

-o domínio do fogo;

- os grandes caçadores;

- economia de caça;

 

- o alargamento das áreas habitadas;

 

- a arte e os ritos.

 

 

1.2  As primeiras sociedades produtoras:

 

-As transformações climáticas:

 

-O aparecimento da agricultura;

 

-A economia de produção e progressos técnicos;

 

 

 

 

 

 

-A formação de aldeamentos e a diferenciação social;

 

 

 

 

 

 

-Cultos agrários e dos mortos;

-novas manifestações artísticas.

 

 

 

 

 

 

Descrever as principais etapas do processo de hominização.

 

 

Referir as consequências da passagem à bipedia.

 

Mencionar a técnica da pedra lascada.

 

 

 

 

 

 

 

Enumerar as diferentes funções para que podiam servir os diferentes instrumentos.

Indicar os processos usados pelo Homem pré-histórico para a produção de fogo.

 

Definir economia recolectora

Relacionar o progresso técnico com a economia de caça.

 

 

Relacionar o aparecimento da agricultura e da domesticação de animais com as condições climáticas.

 

Avaliar a importância da passagem para uma economia produtora.

 

Referir as novas técnicas do neolítico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionar a formação de aldeamentos com a diferenciação social.

 

 

 

 

 

 

 

Explicar a existência de novos cultos e das novas formas artísticas.

 

 

 

 

 

Apresentação/ ficha diagnóstica

 

 

Observação e análise de imagens.

 

Visionamento de vídeos.

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação e análise de imagens

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

Retroprojetor

 

Computador

 

PowerPoint

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

Retroprojetor

 

Computador

 

PowerPoint

 

Diagnóstica

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1.1

 

 

4.1

 

 

6.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.1

 

 

 

 

12.1

 

 

 

 

 

 

3.1

 

 

 

 

 

 

7.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

14.1

 

Espaço temporal: de 15 de outubro a 9 de novembro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

1.3 O Contributo das primeiras civilizações

 

As civilizações dos grandes rios:

-          condições naturais;

-          economia de excedentes;

-          religião e poder sacralizado;

-          inovações técnicas e saber;

-          criação artística.

 

Localizar temporal e geograficamente as civilizações dos grandes rios.

 

 

 

Relacionar as condições naturais com o aparecimento das primeiras civilizações.

 

 

 

Caraterizar a civilização do antigo Egito.

 

 

Observação e análise de imagens.

 

Visionamento de vídeos.

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos.

 

 

Elaboração de um teste escrito

Entrega e correção dos testes sumativos

 

 

 

Manual

 

 

 

computador

 

Retroprojetor

 

 

Observação direta.

 

Trabalho individual e em grupo.

 

 

Trabalhos de casa.

 

 

 

Sumativa

 

 

4

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

4.1

 

 

 

8.1

 

 

 

 

10.1

 

 

Espaço temporal: 12 de novembro a 7 de dezembro

 

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

2 – A herança do Mediterrâneo Antigo

 

2.1 Os gregos no século V a.C.: o exemplo de Atenas

 

-          Atenas e o espaço mediterrânico;

 

-          O mundo helénico no século V a. C;

 

 

 

 

 

-          Atenas: recursos económicos e abertura marítima;

 

-          A democracia na época de Péricles;

 

-          A sociedade ateniense: a vida quotidiana;

 

-          O funcionamento do regime democrático;

 

 

-          Religião e cultura.

 

 

 

Identificar o espaço helénico como um mundo de cidades-estado.

 

Caraterizar as atividades económicas de Atenas.

 

Distinguir os grupos sociais atenienses.

 

Reconhecer o imperialismo ateniense.

 

Conhecer as principais instituições atenienses.

 

 

 

 

Identificar as limitações da democracia ateniense.

 

 

 

 

Reconhecer a importância da cultura grega para o mundo contemporâneo.

 

 

 

 

 

 

 

Reconhecer o carácter humanista da arte grega.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação e análise de imagens.

 

Visionamento de vídeos.

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura e análise de documentos.

 

 

 

Observação e análise de imagens.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração de um teste escrito.

 

 

 

 

Manual

 

Retroprojetor

 

Computador

 

 

 

Observação direta.

 

Trabalho individual e em grupo.

 

 

Trabalhos de casa.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumativa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

3.1

 

 

 

4.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

5.1

 

 

 

 

8.1

 

 

 

 

 

 

13.1

 

Espaço temporal: de 10 a 14 de dezembro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrega e correção da ficha sumativa.

 

 

 

Auto e heteroavaliação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 3 a 31 de Janeiro

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

2.2 O mundo Romano no apogeu do Império.

 

-          O Mediterrâneo romano nos séculos I e II

 

-          O Império: áreas dominadas e fatores de integração;

 

 

-          Uma economia urbana, comercial e monetária

 

 

 

 

 

-          Sociedade e poder imperial.

 

-          A ordem social, a vida quotidiana em Roma;

 

 

-          As instituições políticas;

-          A civilização romana: o direito; o urbanismo; a arte; a literatura; as crenças religiosas.

 

 

2.3 O Cristianismo: Origem e difusão.

-          Uma religião inovadora.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

-          A mensagem de Cristo

-          A difusão do Cristianismo no Império romano:

-          condições de propagação; afirmação da nova religião.

 

 

 

 

Conhecer o espaço abrangido pelo Império romano.

 

Caraterizar a economia romana.

 

Distinguir os grupos sociais.

 

Identificar os agentes de romanização.

 

Caraterizar o poder imperial.

 

 

 

 

 

 

 

 

Reconhecer o direito e o urbanismo como criações originais da civilização romana.

 

Identificar manifestações artísticas e literárias do período clássico.

 

Reconhecer os contributos da civilização romana para a civilização ocidental.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Descrever as origens do cristianismo.

 

Reconhecer o carácter inovador do Cristianismo.

 

 

 

 

 

 

 

Identificar os fatores de difusão do Cristianismo, no mundo romano.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação e análise de imagens.

 

Visionamento de vídeos.

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos.

 

Realização de fichas de trabalho (formativas)

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração de textos (narrativas).

 

 

 

Observação e análise de imagens.

 

 

Visionamento de filmes.

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Leitura e análise de documentos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Revisões.

 

Elaboração de um teste escrito.

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

Computador

 

Retroprojetor

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumativa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

3.1

 

 

 

5.1

 

 

 

6.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

8.1

 

 

 

 

 

10.1

 

 

 

 

 

 

 

12.1

 

Espaço temporal: de 1 de fevereiro a 1 de março

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

3. A formação da cristandade ocidental e a expansão islâmica

 

 

3.1. A Europa do século VI ao século IX:

-          O novo mapa político da Europa: a fixação dos povos germânicos;

 

 

 

 

 

 

 

-          A Igreja católica no Ocidente europeu.

 

-          O clima de insegurança e as transformações económicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizar, no espaço e no tempo, as invasões bárbaras.

 

 

Relacionar a formação dos principais reinos bárbaros com a prefiguração do mapa da Europa moderna (atual).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionar o clima de insegurança da Europa na Alta Idade Média com a pressão das invasões e a regressão económica.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação e análise de imagens.

 

Visionamento de vídeos.

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos.

 

Realização de fichas de trabalho (formativas).

 

 

 

 

Pesquisa de informações e elaboração de trabalhos escritos.

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

 

Computador

 

 

Retroprojetor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manual

 

Retroprojetor

 

PC

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

Trabalho individual e em grupo

 

 

Trabalhos de casa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2.1

 

 

 

4.1

 

 

6.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

12.1

 

Espaço temporal: de 4 a 15 de Março

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

3.1. A Europa do século VI ao século IX

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Entender as mudanças ocorridas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Visionamento de vídeos

 

 

 

 

Pesquisa de informações

 

Elaboração de um teste escrito.

 

 

 

Entrega e correção dos testes

 

 

 

 

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

 

Trabalhos de casa

 

 

Sumativa

 

 

 

 

 

Auto e heteroavaliação

 

 

 

 

2

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

2.1

 

 

 

 

4.1

 

 

 

 

12.1

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 2 a 30 de abril

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

3.3 Cristãos e muçulmanos na Península Ibérica:

 

-          Origem e princípios doutrinários da religião da religião islâmica;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A civilização islâmica;

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A formação dos reinos cristãos no processo da Reconquista.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Localizar no tempo e no espaço a origem da religião islâmica.

 

Reconhecer o papel de Maomet na origem da religião islâmica.

 

Identificar os princípios fundamentais da religião islâmica.

 

Localizar num mapa-mundo as principais áreas geográficas da expansão muçulmana.

 

 

Analisar as condições de coexistência de muçulmanos e cristãos na Península Ibérica, a partir do século VIII.

 

Identificar as formas de relacionamento entre esses dois mundos.

 

 

 

 

Relacionar os avanços da reconquista com os apoios dos reinos cristãos europeus e com as divisões do mundo muçulmano.

 

Explicar a formação de Portugal no movimento da Reconquista.

 

 

Analisar as principais etapas da formação de Portugal, sua independência política e alargamento do território.

 

 

Observação e análise de imagens

 

 

 

Visionamento de vídeos

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

Realização de fichas de trabalho (formativas)

 

 

 

 

 

 

Elaboração de esquemas

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Elaboração de mapas, esquemas, cartazes.

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

 

 

Elaboração de um teste escrito.

 

 

Manual

 

 

 

Vídeo

 

 

 

 

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Vídeo

 

Retroprojetor

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PC

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sumativa

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

 

 

 

 

2.1

 

 

 

 

 

4.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

9.1

 

 

 

 

 

 

11.1

 

 

 

 

 

 

 

12.1

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 1 a 30 de maio

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

Desenvolvimento

económico, relações sociais e poder político nos séculos XII a XIV

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Relacionar o crescimento

demográfico com o desenvolvimento económico.

 

Entender as relações sociais e o poder político.

 

.

 

 

Leitura e análise de documentos

 

 

 

Pesquisa

 

 

 

Livros

 

 

 

 

computador

 

 

 

 

 

 

 

Observação direta

 

 

 

 

Sumativa

 

 

 

7

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

5.1

 

13.1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço temporal: de 31 de maio a 14 de junho

Unidade temática e conteúdos

Objetivos específicos

Atividades

Recursos

Avaliação

Nº de aulas previstas

Metas de Aprendizagem

 

 

A cultura portuguesa face aos modelos europeus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Caraterizar a cultura medieval e o desenvolvimento do ensino universitário.

 

Caraterizar a Arte medieval.

 

 

Pesquisa

 

Apresentação dos trabalhos de grupo

 

 

Livros

Internet

 

PC

 

 

Observação direta

Oral dos trabalhos

 

 

 

 

Auto e heteroavaliação

 

 

 

3

 

 

 

 

 

 

 

 

1

 

 

9.1

 

13.1

 

 

 

 

 

 

 

Actualizado em (Segunda, 17 Setembro 2012 12:37)

 
Próximos Eventos
No events